Al-Qaeda reivindica atentados que deixaram 50 mortos no Iraque
O ISIL afirma em um comunicado que os ataques eram uma resposta às “campanhas do exército e da polícia contra áreas habitadas por sunitas”
Bagdá – Um grupo vinculado à Al-Qaeda reivindicou neste domingo uma onda de atentados que mataram 50 pessoas na semana passada em Bagdá.
O Estado Islâmico no Iraque e em Levante (ISIL) afirma em um comunicado, divulgado na internet, que os ataques eram uma resposta às “campanhas do exército e da polícia contra áreas habitadas por sunitas”.
Os atentados de terça-feira, que também deixaram mais de 100 feridos, aconteceram contra bairros de maioria xiita na capital.
Extraído do site correiobraziliense.com.br em 08/09/2013
Para quem não sabe : xiita e sunitas os dois são grupos islâmicos, mas são divergentes entre si por motivos religiosos e politicos, são como “duas denominações” mas do islã, e são opostos entre si e travam lutas violentas a séculos.
Quando teve a “segunda guerra do golfo”, as forças multinacionais derrotaram Sadam e seus partidários que controlavam o Iraque (e eles eram sunitas), nesta vitória inicial, os xiitas deram algum apoio à forças internacionais, e com isso os xiitas estão no poder no Iraque, e são a “situação”, então como vingança, os sunitas ficam fazendo ataques esporadicos suicidas ou não, e as vezes intencificam os ataques aos xiitas, como ve-se nos telejornais …