Washington,DC (BWA) – 12 de setembro de 2001
A ALIANÇA BATISTA MUNDIAL, po seu Secretário Geral, Dr. Denton Lotz, faz a seguinte declaração a respeito dos ataques terroristas de ontem, em Nova Iorque e em Washington:
“Deploramos, chocados e com profundo pesar, os ataques terroristas, trágicos e insensatos, a Nova Iorque e Washington.
Em nome da Aliança Batista Mundial enviamos nossas condolências às famílias das vítimas desse horrendo crime.
É tempo de os líderes religiosos condenarem toda violência e todas as atividades terroristas. Como batistas, nossa vocação é para sermos pacificadores.
Todas as formas de fanatismo religioso, político ou social, devem ser condenadas, em nome de Deus!
Escrevemos estas palavras de Jakarta, na Indonésia, onde nos temos reunido com os batistas bem assim com líderes religiosos e do governo, para discutirmos a necessidade de defender e manter a liberdade religiosa para todos, e pôr termo às lutas sectárias e à violência cujo resultado foi o sacrifício de vidas e a destruição de igrejas e mesquitas.
Ontem mesmo nos reunimos com líderes do partido muçulmano moderado, e concordamos, todos nós, muçulmanos e cristãos, sobre o dever de trabalharmos pela paz e harmonia dentro de nossas nações, jamais lançando mão da violência e ou das armas.
Como batistas, que já sofremos muita perseguição como minoria religiosa, conclamamos nosso povo a orar e a trabalhar pela paz. Jamais devemos levantar a espada. Ordenou Nosso Senhor a Pedro, e a todos nós está a ordenar, que embainhemos nossas espadas e tomemos nossa cruz. Com efeito, jamais devemos pregar nossa cultura nacional, mas, sim, Cristo e sua cruz. Diz ele: “Quando for levantado da terra, atrairei a mim toda a humanidade”.
Mostrou-nos esta semana ser necessário que haja, em nível mundial, conversações com homens e mulheres de todas as tradições religiosas, para que se discutam os grandes valores que temos em comum, de modo a se evitarem o derramamento de sangue, a perda de vidas e outra conflagração que fira o coração de Deus.
Nossa esperança como cristãos está em Cristo Jesus, nosso Senhor crucificado e ressurreto, e que vem outra outra vez para reunir seu povo, num novo Reino. Durante esse tempo de espera pela volta de Cristo, convocamos os batistas e homens e mulheres de boa vontade, em toda parte, a lutar pelas coisas que promovam a paz, a reconciliação e a justiça. Que que nos tornemos um povo que ora e trabalha pela paz de Cristo, paz que o mundo não compreende, mas pela qual e para a qual fomos chamados!”.