20 respostas sobre Maria e a Bíblia

O culto a Maria foi organizado em 381 e recebeu o título de Mãe de Deus em 431 d.C. A assunção tornou-se artigo de fé em 1950.

1ª Resposta – Sobre Maria e a imaculada conceição

A doutrina de que ela foi concebida sem “qualquer mancha de pecado original” foi criada pelo papa Pio IX em 1854. O Vaticano II declarou-a “imune de qualquer mancha de pecado”. Absurdo!

A Bíblia responde:

“Não há homem que não peque” (1Rs 8.46). “Todos pecaram e estão privados da glória de Deus” (Rm 3.23).

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2ª Resposta – Sobre Maria ter vivido sem pecado

A Bíblia responde que apenas Jesus não cometeu pecado algum (Hb 9.28). Em Lc 1.46-47 Maria declarou-se pecadora como qualquer outra pessoa. Ao apresentar Jesus no templo, ela mesma se incluiu no sacrifício de um par de rolas pelo seu pecado. Veja Lc 2.22-24 com Lv 12.1-8. Na verdade, Maria era piedosa.

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3ª Resposta – Sobre Maria ser a mãe da Igreja

A Bíblia responde que Maria foi tratada por Jesus como uma mulher normal e não como a mãe da Igreja. Jesus chamou-a de mulher (Jo 2.4) como fez com a samaritana (Jo 4.21) e com a cananéia (Mt 15,28). A Bíblia de Jerusalém, católica, diz que a frase: “Mulher, que tenho eu contigo?”, dirigida por Jesus a Maria nas bodas de Caná, foi dita “para mostrar que não desejava relacionamento algum com ela” naquela hora, e não para atender uma mediação. Por que ela tem tal honra e João Batista não, se ele foi, para Jesus, o maior entre os nascidos de mulher? (Mt 11.11)

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4ª Resposta – Sobre Maria ser uma mulher perfeita

A Bíblia responde que Maria esqueceu Jesus em Jerusalém (Lc 2.42-46). Pense: sendo mãe de Deus, como esqueceria por três dias o filho, que é o próprio Deus? Ela teria se esquecido de Deus?

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5ª Resposta – Sobre Maria ser mãe de Deus

O título de Mãe de Deus foi aceito em Calcedônia. 451 d.C. sendo confirmado em 1964 no Concílio Vaticano II.

A Bíblia responde que Deus não tem mãe. “Ele não tem origem. A palavra origem só se aplica a coisas criadas.” Ele é o Pai da eternidade. Se fosse verdade, analise: “Os irmãos de Jesus também não seriam irmãos de Deus? José era padrasto de Deus? É certo que não! A lógica do Altíssimo não é igual a nossa. Jesus disse que um pai não deve chamar o filho de Senhor (Mt 22.41- 46),” Maria, porém o fez, mostrando ser uma serva e não a mãe de Deus (Lc 1.38,46).

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6ª Resposta – Sobre Maria ser mãe de todos nós

Querem dar a Maria a posição de mãe de Deus e de todos nós.

A Bíblia responde, porém, que chegaram para Jesus e lhe disseram: “bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste”, Jesus replicou: “Antes bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lc 11.28).

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7ª Resposta – Sobre a grande importância de Maria na Bíblia

A última referência de Maria na Bíblia ocorre em At 1.14, quando ela se encontrava em oração com os demais seguidores de Jesus.

A Bíblia responde que todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres e Maria mãe de Jesus, e com os seus irmãos. Fora isso, nada mais se lê em Atos dos Apóstolos sobre Maria, assim como em todo o restante do Novo Testamento. Se Maria fosse a mãe de todos nós, a quem devemos recorrer como a nossa gloriosa intercessora, como afirmam os católicos, não é óbvio que a Bíblia deveria dar-lhe um pouquinho mais de atenção?

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8ª Resposta – Sobre o poder miraculoso de Maria na Bíblia

A Maria do ensino católico pouco tem a ver com a Maria do Novo Testamento.

A Bíblia responde que nos Evangelhos e nas cartas paulinas, onde nem se fala dela, Maria não demonstra qualquer poder de milagre. A Bíblia se centraliza em Jesus (Mt 28.18).

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9ª Resposta – Sobre Maria ter sido elevada ao céu

Ensina-se que, pelo fato de Maria não ter pecado, ela nunca experimentou a morte. Ao invés disso, ela ascendeu fisicamente à presença de Cristo. Essa crença, que passou a ser doutrina oficial da Igreja somente em 1950, carece de base bíblica e histórica.

A Bíblia responde:

“Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (Jo 3.13; 1Co 15.3-4 Bíblia Ave-Maria).

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10ª Resposta – Sobre a veneração de Maria

Apesar de a teologia católica tentar traçar uma linha entre a adoração que se dá a Deus e a que se oferece a Maria, John Ankerberg e John Weldon, explicam que na prática elas não se podem distinguir. Os termos específicos usados são: Latria – adoração que se dá somente a Deus; dulia – veneração que se oferece aos santos; e hyperdulia – veneração especial que se dá a Maria.

A Bíblia responde que o próprio Satanás pediu para Jesus prostrar-se diante dele, pois entendia que, em si, este ato consistia em adoração. Mostrando os reinos da terra, disse ele a Jesus: “Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorares” (Mt 4.9; CNBB). É bom lembrar que ele se tornou demônio por que queria tirar a glória devida somente ao nosso Deus (Is 14.13-14).

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11ª Resposta – Sobre as várias identidades de Maria

Maria possuiu mais de 1.025 títulos. É chamada de Senhora de Fátima, Sra. Aparecida, etc., assumindo assim diversas identidades. A alegação de que isto se dá em decorrência da cultura, não tem base na Escritura. Contrariando esta idéia, a Bíblia responde que Deus jamais anulou a identidade de alguém. Inclusive os anjos, ao se apresentarem em culturas diferentes, mantêm o mesmo nome. No caso de Maria, há mudança não só no nome, como também na forma. Quem age deste modo, apresentando-se com vários nomes e de diversas formas é o próprio Satanás (2Co 11.14).

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12ª Resposta – Sobre Maria ser a mãe santíssima

Apesar de ter sido uma serva fiel do Senhor, Maria foi mãe de Jesus porque José a desposou, por ser este da descendência de Davi, e não ela (Mt 1,16).

Pense: Como ela tem sido escolhida apenas por temer a Deus, se Raabe (pecadora, Mt 1,5) e Bate-Seba (adúltera, Mt 1.6) também eram da linhagem de Jesus?

A Bíblia responde que Maria deu à luz Jesus pela graça, favor imerecido!

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13ª Resposta – Sobre Maria ser co-redentora

A Bíblia responde que não há remissão de pecados sem derramamento de sangue (Hb 9.22). Se Maria é a Redentora, em que cruz ela derramou seu sangue? (Hb 9.22). Na cruz da direita ou na cruz da esquerda? Em nenhuma! Logo, ela não pode ser redentora. Só Jesus, sem pecado, verteu seu sangue pelos pecadores (1Pe 1.19).

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14ª Resposta – Sobre o título de Ave-Maria

O título Ave-Maria surgiu no séc. XI e se tornou comum entre os católicos a partir de 1326. Este título era usado para dirigir-se aos imperadores para designar seu senhorio e a sua divindade.

Bíblia responde que Jesus é o único Senhor (Fp 2.9-11). O homem não deve se ajoelhar diante de nenhum outro nome.

…ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus (anjos), na terra (homens) e debaixo da terra (demônios), e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fp 2.9-11).

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15ª Resposta – Sobre Maria ser mediadora

Conceder a Maria a função de mediadora implicaria conferir-lhe atributos que pertencem somente a Deus. Analise bem: Como ela atenderia a todos ao mesmo tempo, já que ela não é onipresente nem onisciente (atributos de Deus: onipresente capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo; onisciente aquele que sabe todas as coisas)? Nem os anjos, nem Satanás têm tais atributos, quanto mais uma mulher na condição de serva, mesmo sendo Maria! Colocá-la nesta posição é igualá-la a Deus.

A Bíblia responde que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5),

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16ª Resposta – Sobre Maria ser bendita entre as mulheres

Por acaso, Maria teria acesso aos vivos para rogar a Deus por eles? Tal crença envolveria a mediunidade. Isto é impossível à luz da Bíblia (1Sm 12.22-23)!

A Bíblia responde que Maria nem mesmo ressuscitou. Ela ainda aguarda este dia como todos aqueles que morreram em Cristo (1Ts 4.13-18). O anjo Gabriel saudou Maria apenas como a serva do Senhor (Lc 1.28) e após a anunciação ele apresentou-se apenas a José, o cabeça do lar (Mt 2,13, 19-22). Maria só foi chamada de “bendita entre as mulheres” por causa de Jesus, Contudo, usam a saudação para torná-la santíssima. Na Bíblia, porém, o termo bendito é usado 170 vezes para designar as pessoas que temem a Deus. Somente em Dt 28.1-6 é usado 6 vezes para referir-se àqueles que guardam a Palavra de Deus.

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17ª Resposta – Sobre Maria ter outros filhos além de Jesus

A Bíblia responde que Maria teve mais filhos (Mt 1.24-25; Mc 3.33). Confira seus nomes em Mt 13.54-56. Jesus foi o primogênito (primeiro filho – Lc 2.7, 1.21-24). Se Jesus tivesse sido o filho único, Ele seria chamado de unigênito (Jo 3.6). Mt 13.54-56 relata: Todos ficaram admirados e perguntaram… Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco as suas irmãs? Não ter mais filhos implicaria em maldição (1Sm 1.1-20).

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18ª Resposta – Sobre Maria e os primos de Jesus

Afirma-se que quando a Bíblia fala dos irmãos e irmãs de Jesus, estão se referindo a graus de parentesco próximos (primos, tios), porque o hebraico e o aramaico não diferenciam um do outro. Isso serviria se fosse no AT. Mas, aqui trata-se do Novo Testamento, escrito em grego, o qual possui um termo definido para cada grau de parentesco. O grego usa adelfós para irmão, adelfê para irmã, anepsiós para primo e suggenis ou suggeneês para prima.

A Bíblia responde que Jesus tinha adelfós e adelfês (Mt 13.55-56, Jo 7.1-10). Conclusão: encontramos os diferentes graus de parentesco bem especificados no N.T. Em Cl 4.10 Marcos é chamado de primo de Barnabé; em Lc

1.36 Isabel é referida como a prima de Maria e Em Gl 1.19 Tiago é colocado como o irmão (carnal) do Senhor.

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19ª Resposta – Sobre a irmã de Maria de Nazaré

Para muitos os irmãos de Jesus eram os filhos de uma tia chamada Maria de Cleofas, (mulher de Cléopas) irmã de sua mãe (Jo 19.25 – Bíblia de Jerusalém).

A Bíblia responde que Mt 27.56 e Mc 15.40 indicam, porém, que a tia de Jesus era Salomé, mulher de Zebedeu. Examine Mt 4.21; 10.2; Mc 1.19; 3.17; 10.35 e Lc 5.10. Estes textos comprovam que Zebedeu tinha dois filhos, Tiago e João. Constate como a Bíblia difere entre eles e os irmãos de Jesus em At 1.13-14: diz que Tiago e

João foram orar com Pedro, sendo seguidos pelos irmãos de Jesus. Como poderiam ter acompanhado a si mesmos? (Jr 23.36-40)

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20ª Resposta – Sobre Maria como a rainha do céu

O papa Pio XII coroou Maria como a rainha do céu em 1954. Analise com atenção o que Deus disse da devoção à rainha do céu em tempos passados.

A Bíblia responde

“A Palavra que nos falaste em nome de Deus, nós não a quereremos escutar. Cumpriremos, porém, todas as promessas que fizemos de queimar incenso (velas) à rainha do céu…”. “Não tendo o Senhor podido suportar mais a maldade de vossos atos e abominações, foi nossa terra… amaldiçoada. Se a calamidade vos adveio, é porque ofereceste incenso deste modo, pecando contra o Senhor, e porque recusaste ouvir a sua voz. Obra de artesão, de mão de ourives, as cores de suas vestes são o roxo e o vermelho, trabalho de mestres no ofício… Sua estátua é uma mentira, vida ela não tem. Ídolos são coisas vazias, na hora do acerto de contas, serão destruídos” (Jr 44.16, 17, 22 e 10.9, 14-15). (Bíblia Jerusalém, Ave-Maria e CNBB).

Pense: Se Deus condenou o culto à rainha do céu, no passado, Ele mudaria? Não! As traduções católicas estariam erradas? A Bíblia é a Palavra de Deus! Ao recusá-la, você estará, na verdade, rejeitando o próprio Deus. Você ficará com a Bíblia ou com a coroação de Maria como rainha do céu? Examine Jz 6.30-31; Is 44.11-20; Jr 10.3-5; Dt 4.16-17.

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Extraído do Livro “100 Respostas Para o Catolicismo”.

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