10 Descobertas Arqueológicas Cruciais Relacionadas à Bíblia
1. A Pedra de Rosetta
Em 1798, Napoleão invadiu o Egito. Ele trouxe consigo uma equipe científica de estudiosos e desenhistas para inspecionar os monumentos da terra. O achado mais importante da expedição foi a Pedra de Roseta. Ela provou ser valiosa como uma chave para decifrar os antigos hieróglifos egípcios.
A pedra datava do período de Ptolomeu V (204–180 aC) e foi inscrita em três idiomas: demótico, grego e hieroglífico. O grego, bem conhecido pelos estudiosos da época, provou ser uma tradução da antiga língua egípcia na pedra. A tradução dos hieróglifos marcou o início do estudo de textos e gramática do antigo Egito e forneceu a base para os estudos modernos de egiptologia.
2. Os Manuscritos do Mar Morto
Em 1947, pastores tropeçaram em uma caverna em uma área árida e acidentada no lado oeste do Mar Morto. O que descobriram logo foi proclamado como o maior achado arqueológico do século XX. Nos anos seguintes, outras cavernas remotas similares foram encontradas. O que essas cavernas continham? Mais de 800 documentos fragmentados, consistindo principalmente de escritos hebraicos sobre couro (com alguns em pergaminho), incluindo fragmentos de 190 pergaminhos bíblicos. A maioria deles é pequena, contendo não mais do que um décimo de um livro; no entanto, um pergaminho completo de Isaías foi encontrado. Quase todos os livros do AT estão presentes, e há também outros escritos valorizados pela comunidade que habitava nessas cavernas. Parece que os manuscritos mais antigos datam de meados do século III aC, e a maioria do primeiro ou segundo séculos aC.
Talvez a maior contribuição dessa descoberta seja a nossa compreensão da transmissão do texto bíblico. É encorajador notar que as diferenças são mínimas entre os textos do AT dos Manuscritos do Mar Morto e várias edições dos textos hebraicos produzidos milhares de anos depois e usados hoje, envolvendo os menores detalhes textuais. O significado do texto em si não é afetado por essas diferenças.
3. Inscrição do Tel Dan
Em 1993, escavadeiras em Tel Dan descobriram uma inscrição com a palavra BYTDWD. Eles argumentaram convincentemente que a palavra significa “casa de Davi” e data do nono século aC. A inscrição foi selada por uma camada posterior de destruição Assíria, datada em 733/722 aC. Uma camada de cinzas é o sonho de um arqueólogo. Qualquer coisa selada abaixo dela deve ser datada antes, porque não há possibilidade de invasão por artefatos posteriores. A cerâmica diretamente abaixo do nível de destruição data do nono e oitavo séculos aC, e desse período a chamada inscrição da Casa de Davi deve ter chegado.
Embora alguns estudiosos tenham tentado explicar a inscrição afirmando que BYTDWD é um nome de lugar ou uma designação para um templo de uma divindade, provavelmente se refere à casa da linhagem de Davi, o segundo rei da monarquia unida e sem dúvida o governante mais significativo na história de Israel. Evidência adicional é a provável aparição do termo BYTDWD na Pedra Mesha Estela / Moabita, também datando do nono século aC.
4. Pergaminhos de Ketef Hinnom
Em 1979, o arqueólogo israelense Gabriel Barkay estava escavando uma caverna em Ketef Hinnom, a sudoeste de Jerusalém. A tumba era uma estrutura funerária típica da Idade do Ferro no final do século VII aC. O enterro típico da Judéia nessa época ocorria em uma caverna de rocha. Quando uma pessoa morria, ela era colocada em uma bancada de enterro na tumba, juntamente com itens pessoais, como vasos, jóias ou bugigangas. Uma vez que o corpo entrava em decomposição, os ossos da pessoa eram colocados em uma caixa sob a bancada do enterro. Quando a equipe começou a escavar a caixa, eles encontraram dois pequenos rolos de prata. Como os pergaminhos eram de metal, os arqueólogos tiveram dificuldade em desenrolar e decifrar o texto. Eles começaram com o maior dos dois pergaminhos, que levaram três anos para serem desenrolados. Quando desenrolado, mediu apenas três polegadas (7,6 centímetros) de comprimento. Quando terminaram, notaram que o pergaminho estava coberto por caracteres gravados muito delicadamente. A primeira palavra que eles conseguiram decifrar foi o nome “Yahweh”. Depois de muito trabalho, eles puderam ler o rolo inteiro. Continha a bênção sacerdotal de Números 6. O rolo menor também continha a bênção de Números 6. Demorou tanto tempo para desenrolar e decifrar os pergaminhos que o material não foi publicado até 1989.
Esses dois pergaminhos são relativamente desconhecidos, mas podem ser vistos hoje no Museu de Israel em Jerusalém. Eles são as primeiras citações conhecidas de textos bíblicos em hebraico. Eles são anteriores aos primeiros Manuscritos do Mar Morto em mais de quatrocentos anos e são, portanto, úteis em matéria de crítica textual. Muitos autores argumentam que a bênção sacerdotal foi escrita após o exílio, com sua data mais antiga no século IV aC. Agora temos exemplos físicos da bênção do final do século VII aC. Além disso, a descoberta de duas placas com a mesma bênção em um local enterrado ressalta a centralidade da bênção sacerdotal para a religião dos israelitas.
5. Moabite Stone
Em 1868, um missionário em Jerusalém encontrou uma tabuleta de pedra à venda que parecia ser de tempos antigos. Os vendedores quebraram o tablet em um número de peças para vendê-los um de cada vez para ganhar mais dinheiro. Felizmente, uma cópia do tablet foi feita antes de ser quebrada (esta cópia está no Louvre hoje). Na tabuinha há um texto escrito em Moabita, datado do século IX aC. Foi talvez uma pedra da vitória erguida pelo rei Mesha para comemorar suas conquistas militares. O texto começa: “Eu sou Mesha, filho de Quemos, rei de Moabe”.
É proeminente no texto a versão do rei de uma guerra travada contra Israel em 850 aC, na qual Moabe se revoltou contra o rei Jeorão do reino do norte de Israel logo após a morte de Acabe. De particular interesse é que a Bíblia registra o mesmo incidente em 2 Reis 3. Os dois relatos diferem em perspectiva. Mesha enfatiza suas vitórias sobre Israel na captura de cidades sob controle israelita. O escritor bíblico, ao contrário, destaca os contra-ataques bem-sucedidos de Israel contra os moabitas.
6. Cartas de Lachish
Nos anos 1930, J. L. Starkey escavou o local de Lachish. Ele descobriu uma camada de detritos fortemente destruída e queimada com fogo nas mãos dos babilônios sob Nabucodonosor em 589/588 aC. Starkey desenterrou dezoito ostracas nos destroços queimados de uma sala de guarda entre os portões interno e externo da cidade. Uma ostraca é uma inscrição escrita à tinta em fragmentos de cerâmica. A maioria das ostracas eram correspondências, embora algumas fossem listas de nomes. O conteúdo da ostraca era fragmentário, e apenas um terço delas é suficientemente preservada como inteligível. A data das ostracas é geralmente imediatamente anterior à destruição de Laquis pelos babilônios.
Várias cartas são escritas por um homem chamado Hoshaiah a um comandante militar chamado Yaosh. A interpretação comum é que Hoshaiah era o comandante de uma fortaleza do lado de fora de Lachish, escrevendo para Yaosh, o comandante de Laquis. Outros comentaristas acreditam que Hoshaiah era o chefe militar de Lachish e Yaosh, um alto funcionário em Jerusalém. Uma das cartas termina com a afirmação: “Saiba [meu senhor] que estamos atentos aos sinais de Laquis, segundo todas as indicações que meu senhor me deu, pois não podemos ver Azekah”. Hoshaiah estava se referindo aos sinais de incêndios de uma cidade da Judéia para outra, e o contexto parece ser o ataque babilônico que estava por vir.
7. Épico de Gilgamesh
Em 1872, George Smith anunciou que havia descoberto um relato assírio de uma inundação entre as placas armazenadas no Museu Britânico das escavações Ninivitas de meados do século VII aC. Chamada de Epopéia de Gilgamesh, a história é composta de doze tabletes, com uma tabuinha contendo um conto de um grande dilúvio. O herói do dilúvio, um homem chamado Utnapishtim, relata um episódio para Gilgamesh. Ele explica como o deus Ea o avisou sobre um julgamento que se aproximava e disse a ele para construir um barco para salvar sua vida do massacre da inundação. À medida que o conto se desdobra, o épico em alguns aspectos é quase idêntico à narrativa bíblica de Noé em Gênesis 6–9. Essa descoberta criou uma grande agitação entre os eruditos bíblicos do século XIX e, até hoje, os estudiosos continuam a pensar e debater os paralelos óbvios entre os dois.
8. Túnel de Ezequias
A fonte de água mais confiável para a cidade de Jerusalém durante o assentamento israelita era a Primavera de Giom. No entanto, sua localização fora dos muros da cidade era problemática. Durante um ataque ou cerco, os habitantes eram cortados de sua fonte de água vital. Em 1867, o explorador Charles Warren descobriu um poço vertical atravessando o leito rochoso, permitindo que o povo de Jerusalém alcançasse as águas da fonte de Giom por trás das muralhas da cidade. Esta haste foi provavelmente construída originalmente pelos Jebuseus e pode ser como os soldados de Davi capturaram a cidade deles (2 Sm. 5: 6-8). Um novo sistema de água que emprega parte do anterior foi construído por Ezequias, perto do final do século VIII aC, devido a uma ameaça militar Assíria. O túnel de Ezequias inclinou-se suavemente para longe da fonte de Giom para permitir que a água fluísse para a piscina de Siloé dentro das muralhas da cidade.
O túnel de Ezequias foi cortado por duas equipes se aproximando umas das outras de lados opostos. Não foi esculpido em linha reta, mas sinuoso devido a mudanças freqüentes no terreno. As duas equipes fizeram ajustes enquanto se aproximavam e ouviram as picaretas da outra equipe. Uma inscrição a vinte pés (seis metros) do tanque de Siloé foi descoberta e descreve a reunião das duas equipes de corte.
9. O Crucificado em Givat Hamivtar
Estamos bem cientes dos métodos romanos de crucificação do primeiro século dC – não apenas pelos registros escritos, mas também dos restos mortais de um homem crucificado descoberto em Givat Hamivtar, um local nos arredores de Jerusalém. A cruz consistia em duas partes: a barra vertical, chamada de stipes crucis, e a barra horizontal, chamada patíbulo. O homem crucificado foi colocado de costas para o stipes crucis e suas mãos foram pregadas ao patíbulo. Segundo os arqueólogos, os pregos devem ter sido empurrados através do pulso porque as palmas das mãos não poderiam suportar o peso do homem.
Ele foi afixado na cruz também por seus pés, de uma maneira diferente do que é comumente pensado. O carrasco romano fez uma estrutura de madeira rústica e retangular na qual os calcanhares da vítima foram pregados. Em seguida, uma haste de ferro foi conduzida através da parte direita da estrutura, passando pelo calcanhar do homem – os maiores ossos do tarso no pé – e depois pela parte esquerda da estrutura. A extremidade livre do prego foi então dobrada por golpes de martelo. Este achado dá aos arqueólogos mais insights sobre as crucificações romanas.
10. Textos Ugaríticos
A grande maioria dos textos canaanitas vem do sítio de Ugarit (atual Ras Shamra), na costa norte da Síria ao longo do Mar Mediterrâneo. Ugarit era uma proeminente cidade cananéia do segundo milênio aC. Grandes escavações ocorreram no local desde 1929. Um dos achados mais importantes em Ugarit são centenas de textos descobertos nas áreas do palácio e do templo. Mais de 1.500 desses tabletes foram publicados. Ugarit atingiu seu auge nos séculos XV a XIII aC, período em que a literatura escrita floresceu no local.
A cidade encontrou seu destino final nas mãos dos inimigos do Mediterrâneo, que destruíram o local por volta de 1200 aC. A importância dos textos ugaríticos é o material que eles fornecem sobre a religião Cananéia. Seus textos míticos nos ajudam a entender o contexto religioso do AT, incluindo muitos paralelos entre as práticas religiosas canaanitas e israelitas. Além disso, as línguas ugarítica e hebraica são bastante semelhantes e, assim, o ugarítico fornece uma visão do desenvolvimento e da gramática do hebraico.
Por John D. Currid
Fonte: https://www.crossway.org/articles/10-crucial-archaeological-discoveries-related-to-the-bible/
Tradução Walson Sales.